Lei nº 8.955/94, de 15 de dezembro de 1994.
Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências.
1) Qual a diferença de abrir uma franquia e de abrir uma empresa normal?
De forma genérica, empreendedorismo costuma ser definido como o processo pelo qual indivíduos iniciam e desenvolvem novos negócios ou novos projetos. Para uma pessoa ser considerada empreendedora é preciso que cumpra com três condições: tenha alguma inovação, assuma algum grau de risco ou exerça alguma forma de autonomia nas suas ações.
Já no caso do franqueado, vejamos: se ele quer começar com uma franquia, um dos grandes motivos é reduzir o grau de incerteza que cerca novos empreendimentos. Com um processo já testado, com uma marca já conhecida, com um produto já definido, com uma estrutura de valor já estabelecida, os riscos são bem menores, ou seja, o franqueado é, supostamente, mais avesso ao risco do que o empreendedor. Uma das coisas que o franqueado admite quando adquire uma franquia é que as decisões sejam compartilhadas com a administradora da franquia, portanto, autonomia reduzida. Por último, a grande vantagem da franquia é a adoção de um modelo padronizado, no qual há pouco ou nenhum espaço para fazer coisas diferentes, há pouco espaço para criar e inovar. Podemos dizer então que o franqueado não é empreendedor.
2) Há garantia de sucesso no negócio com uma franquia?
O produto ou serviços da franquia já é conhecido pelo consumidor e o mercado já tem o conhecimento dela e consequentemente sua popularidade já esta estabelecida. A Franquia oferece consultoria empresarial para o franqueado lidar com o mercado e ter um desempenho melhor.
3) O que levar em conta na hora de escolher uma franquia?
Para escolha de uma franquia devem ser avaliados em conjunto, todos os aspectos técnicos do Plano de Negócio, a maturidade e força da marca, a ética e respeito de padronização da rede, o potencial do negócio frente ao mercado; a adaptação à cultura local e regional; o nível de rentabilidade comparativo, treinamento e desenvolvimento da equipe, propaganda e marketing, consultoria de gestão e a confiabilidade entre as partes.
4) Quais as dicas para ter sucesso com uma franquia?
a)- Compra do negócio (franquia) por critérios claros
b)- Auto- avaliação criteriosa
c)- Conversa com franqueados atuais da rede de franquias
d)- Acompanhamento da implantação do negócio (assinatura do contrato até a inauguração)
e)- Conhecimento profundo da operação
f)- Alinhamento com o posicionamento da Marca
g)- Formação de time para a unidade franqueado e manutenção da motivação
h)- Conhecimento profundo da gestão do negócio
I )- Aperfeiçoamento e desenvolvimento contínuos
J)- Elaboração de um Plano de Negócios
5) Ter uma empresa com uma marca reconhecida facilita os negócios?
A marca de uma empresa é o cartão de visitas no mundo dos negócios. O posicionamento com relação ao mercado, público, mundo, convenhamos, não é lá uma tarefa muito fácil.
A marca cria o Top of Mind na memória das pessoas? Facilitando o sucesso do negócio |