Sua empresa existe por uma única razão: ela tem clientes. E como muitos empresários esquecem-se dessa máxima, vou trazer conteúdos relevantes sobre essa figura tão importante para nossos negócios.
Em tempos de muita falação sobre o vírus Gripe A e seu perigo para a saúde pública, comecei a pensar sobre o modo e motivos de sua propagação. E como sua propagação é parecida com o marketing boca a boca sobre mau atendimento hoje em dia.
Todos devem conhecer aquela máxima que uma pessoa bem atendida fala para 2 ou 3 e uma má atendida fala para mais de 10, etc.. Philip Kotler, guru e grande estudioso de marketing, diz que as 10 pessoas para quem o insatisfeito falou ainda falam para mais 5 outras pessoas. Aumentando ainda mais o barulho.
Fiz uma pequena conta em cima dos dados acima, imagine que 1 pessoa por semana saia de uma determinada loja insatisfeita com o atendimento.
Veja o que acontece se cada uma dessas pessoas ao longo de 1 ano falar para 10 que falarem para mais 5:
1 pessoa por semana: 54 semanas, portanto 54 pessoas.
54 X 10: 540 pessoas saberão diretamente a história de um amigo que foi mal atendido.
54 X 10 X 5: 2.700 pessoas saberão indiretamente a história de um amigo de um amigo que foi mal atendido.
E não estou contando com as Redes Sociais. E estou falando de apenas 1 pessoa por semana.
Dias atrás pelo Facebook, li a reclamação da amiga de uma amiga sobre o péssimo atendimento recebido em uma loja. Li à tarde, ela tinha feito o post pela manhã e já tinham mais de 200 comentários e mais de 100 compartilhamentos.
No meio dos comentários, que tive o cuidado de ler todos, tinha o posicionamento da gerente da empresa em questão. 2 comentários, se justificando e pedindo desculpas, em meio há mais de 200 comentários se solidarizando e outros dando seus depoimentos sobre mau atendimento no mesmo lugar.
Milhares de pessoas em único dia tinham visto a reclamação, centenas comentaram, se solidarizaram e curtiram. Quantas tinham visto o posicionamento da empresa? Pouquíssimas!
Centenas compartilharam a reclamação. Quantas compartilharam o posicionamento da empresa? Nenhuma!
Isso significa meus caros gestores que, assim como no caso da Gripe A, a melhor atitude é a prevenção.
Não só por que, `Prevenir é melhor do que remediar`, mas porque é provável que depois não tenha remédio. Uma vez que uma loja seja taxada de antipática ou de tratar mal seus clientes é provável que não tenha oportunidade de se defender.
Por quê? Porque as pessoas não irão lá dar esta oportunidade.
Portanto a melhor coisa a se fazer é evitar que isso aconteça.
Como? Com Gestão do Atendimento.
E o que é Gestão do Atendimento? É definir claramente os padrões mínimos de tratamento às pessoas. É capacitar constantemente os colaboradores. É monitorar diariamente se estes padrões estão sendo entregues aos clientes. E assim, perceber se os treinamentos e as pessoas estão dando o resultado esperado.
Gestão do Atendimento passa por programar um consistente e continuo programa de Pós Vendas. Convidando os clientes a participar mais ativamente dos processos de decisão da empresa e também para evitar que uma vez que o mau atendimento tenha sido feito, que sua repercussão não se propague.
Cuide da reputação de sua marca. Saia da gestão `Olho só no caixa` e implante a Gestão do Atendimento.
Controle, monitore, saiba mais o que acontece em sua empresa e no relacionamento dela com seus clientes.
Pense nisso.
Aliás, só pensar não adianta, faça! E comece antes que seja tarde. |