Alfa Consultoria  
     
home empresa servicos estrategias oportunidades noticias fale conosco
 
  18/02/2011  
     
 

A MELHOR FORMA DE APRENDER

 
     
 

Uma prova não é apenas um mecanismo de avaliar o quanto uma pessoa aprendeu. De acordo com uma nova pesquisa, ela pode efetivamente auxiliar no aprendizado e ainda funcionar melhor do que uma série de outras técnicas de estudo.

Numa pesquisa publicada há poucas semanas na revista Science, alunos universitários tiveram que estudar um texto científico e, depois de uma semana, foram avaliados sobre o aprendizado do seu conteúdo. Os que fizeram uma prova sobre o texto logo após a sua leitura tiveram um aproveitamento aproximadamente 50% melhor do que os alunos que utilizaram outros dois métodos tradicionais de estudo.

Um desses métodos – ler o material diversas vezes – é muito popular entre os estudantes que lêem e relêem todo o material antes das provas. O outro – desenhar diagramas detalhados sobre o assunto – é estimulado por muitos professores porque força os estudantes a fazerem ligações entre fatos.

O interessante é que esses outros métodos não são apenas populares, mas também passam a ilusão ao estudante de que são melhores. Essa constatação foi feita pelos próprios pesquisadores, que pediram para esses alunos fazerem uma previsão de quanto eles lembrariam na semana seguinte com o método utilizado. Os que fizeram a prova após lerem o texto previram que eles lembrariam menos do que os outros estudantes previram, mas o resultado foi justamente o oposto.

Mas isso significa que devemos instituir mais provas nas escolas? Não necessariamente. Alguns especialistas dizem que algumas provas não são oportunidades de aprendizado e que precisamos de um tipo diferente de prova Durante a pesquisa, os estudantes foram divididos em quatro grupos. Um apenas leu o texto durante cinco minutos. Outro estudou o texto em quatro sessões consecutivas de cinco minutos. Um terceiro grupo desenvolveu um mapa conceitual onde, com o texto em sua frente, organizou a informação em um diagrama, escrevendo detalhes e idéias dentro de círculos e fazendo a ligação desses círculos de uma forma organizada.O último grupo fez uma prova para praticar o resgate das informações. Sem o texto em sua frente, os estudantes fizeram uma redação livre sobre o que eles lembravam por 10 minutos. Depois releram o texto e fizeram uma nova redação.

Os pesquisadores concluíram que praticar o resgate das informações resulta num aprendizado mais significativo do que o estudo através de mapas conceituais. A prática de resgatar informações se mostrou mais eficaz mesmo quando o critério de avaliação usado era o de criar um mapa conceitual do assunto.

Cientistas descobriram que o estudo espaçado de um assunto – uma hora hoje, uma hora no final de semana e uma hora daqui a uma semana – melhora a capacidade de recordar esse assunto. Uma explicação é que o cérebro, quando volta naquele material num outro dia, precisa reaprender um pouco daquilo que ele havia esquecido e esse processo, em si, reforça o aprendizado.

Essa é uma razão pelo qual os cientistas julgam que os testes – ou provas simuladas – são ferramentas poderosas de aprendizagem, além de meramente ferramentas de avaliação. O processo de se extrair uma idéia parece fundamentalmente alterar a forma com que a informação é armazenada subseqüentemente, tornando-a bem mais acessível no futuro.

 
 

Fonte: Revista Science; Cérebro Melhor, Jornal Psychological Science in the Public Interest
 
 

 

 
 
 

05/11/2012 - Antes de utilizar qualquer metodologia...

 

No mundo das startups, tem-se falado muito sobre novas metodologias...

  Veja mais >
 
 

26/09/2012 - Alfa Consultoria em uma ação social

 

Como forma de abordar a responsabilidade social...

  Veja mais >
 
 

30/07/2012 - Atendimento ruim é como um Vírus.

 

Sua empresa existe por uma única razão: ela tem clientes...

  Veja mais >
 
 

04/07/2012 - Entrevista Porta Economia SC Web

 

As mulheres são melhores que os homens em relações humanas?...

  Veja mais >
 
 

18/05/2012 - Ser e estar apto: um segredo do sucesso profisional

 

Aptidão, o que é?
O conceito de aptidão é um dos temas centrais na teoria da evolução...

  Veja mais >
 
 

21/03/2012 - Curso para ACIF em parceria da NUSE

 

O curso aconteceu nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012 e contou com a participação...

  Veja mais >
 
 

31/01/2012 - Consultores ACIF para uso do Teste MAP

 

ALFA CONSULTORIA promove treinamento MAP para os consultores (as) credenciados...

  Veja mais >
 
 

06/10/2011 - Aula de empreendedorismo

 

Diretor da Alfa Consultoria participa de entrevista no jornal Bom Dia SC da RBS TV ...

  Veja mais >
 
 

29/08/2011 - Prêmio Empresa Cidadã 2011

 

A mais importante premiação da cidadania empresarial catarinense é o PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ ADVB SC...

  Veja mais >
 
 

16/06/2011 - Porque tornar-se um franqueado...

 

Abrir o próprio negócio é um dos sonhos de boa parcela dos brasileiros, mas todos sabem que o começo não é tão simples.

  Veja mais >
 
 

12/05/2011 - Sono aumenta capacidade de aprendizagem

 

Cientistas sempre ficaram intrigados com as muitas horas que passamos em sono leve se sem sonhos.

  Veja mais >
 
 

27/04/2011 - Capital intelectual substitui capital físico nas empresas

 

A Era do Conhecimento nas empresas já começou. Agora, cresce a importância do capital intelectual, em detrimento do capital físico.

  Veja mais >
 
 

28/03/2011 -O sexto sentido segundo a psicologia

 

A intuição não é um dom mágico, mas uma capacidade do cérebro que pode ser desenvolvida...

  Veja mais >
 
 

18/02/2011 - A melhor forma de aprender

 

Uma prova não é apenas um mecanismo de avaliar o quanto uma pessoa aprendeu...

  Veja mais >
 
 

25/01/2011 - O despertar da criatividade

 

Aqui vão mais sete técnicas para romper o bloqueio criativo...

  Veja mais >
 
 
2008 - Todos os direitos reservados - Nuovo design