Alfa Consultoria  
     
home empresa servicos estrategias oportunidades noticias fale conosco
 
  09/11/2010  
     
 

Não negligencie a força dos cabelos brancos

 
     
 

Há dez mil anos vivíamos em média 20 anos. Na antiga Grécia a expectativa média de vida era de 25 anos. Em 1900 no Brasil esta expectativa era de 30 anos. Hoje vivemos uma situação completamente diferente. Em Santa Catarina temos uma expectativa que beira os 80 anos.

Estamos vivendo mais e nosso contingente de idosos aumenta consideravelmente a cada década. Estes fatos representam uma grande mudança na sociedade e precisa levar as empresas de forma geral, a repensarem suas formas de contratações e de desenvolvimento de seus profissionais.

Nos quatro cantos do mundo, nossa sociedade é formada por governantes mais idosos, o que também acontece com a maioria dos grandes líderes de prósperas corporações.

No Brasil temos grandes dificuldades para observar, acompanhar e compreender este fenômeno. Muitos ainda pensam que o “sangue novo” é a solução para todas as anomalias.

É óbvio que precisamos de novas mentes criativas e inovadoras, pessoas das chamadas geração X e geração Y, mas também precisamos do chamado “sangue velho” com toda a sua experiência e sabedoria, hoje denominado boomers.

A inteligência de gestão exige que saibamos equilibrar o velho e o novo, transformando as organizações em ambientes globalmente competitivas. A geração digital precisa de mentores para se adaptarem ao ambiente organizacional, diferente do ambiente das redes sociais das quais fazem parte.

Não dá mais para aceitar a idéia de que um gestor tenha que ter em média 35 anos. Pensar desta forma é não estar antenado como o que acontece na realidade.

A maioria das pessoas que admiro pela inteligência e capacidade são pessoas com mais de 50 anos. Nossas empresas estão repletas de exemplos.

Precisamos pensar em formas de aproveitar a inteligência acumulada por estas pessoas. Não podemos mais acreditar que o correto seja aposentar-se aos 50 anos e passar o resto da vida pescando na praia ou assistindo televisão. As empresas precisam como nunca de influenciadores e educadores. Para cumprir este papel é preciso ser sábio. A sabedoria decorre principalmente da experiência acumulada.

Por outro lado é necessário que os jovens senhores e jovens senhoras, sejam receptivos ao aprendizado contínuo. “Quanto mais amadureço, mais preciso de conhecimento” esta é a tônica, para se manter sempre atualizado.
Existem ainda outras verdades. Pessoas mais maduras já representam grande importância na grade de consumo. Nos Estados Unidos 43% dos carros novos e 49% dos carros de luxo são comprados por pessoas com mais de 50 anos. Eles também detêm quase 50% dos cartões de crédito e são proprietários de 77% dos bens patrimoniais de pessoas físicas. E esta realidade começa a mostrar seus sinais por aqui.

Portanto, não negligencie a força dos cabelos brancos e também não permita que tanto conhecimento seja jogado no lixo. É preciso aproveitar todo este potencial na orientação daqueles que chegam ao mercado de trabalho. A GERAÇÃO digital é tecnologicamente avançada, mas ainda tem dificuldade de compreender os meandros organizacionais e os “boomers” podem ajudar muito nisto.

 
 
  Pedro Luiz Pereira
Presidente da ABRH-Joinville
Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da BRASCOLA
 
 

26/09/2012 - Alfa Consultoria em uma ação social

 

Como forma de abordar a responsabilidade social...

  Veja mais >
 
 

30/07/2012 - Atendimento ruim é como um Vírus.

 

Sua empresa existe por uma única razão: ela tem clientes...

  Veja mais >
 
 

04/07/2012 - Entrevista Porta Economia SC Web

 

As mulheres são melhores que os homens em relações humanas?...

  Veja mais >
 
 

18/05/2012 - Ser e estar apto: um segredo do sucesso profisional

 

Aptidão, o que é?
O conceito de aptidão é um dos temas centrais na teoria da evolução...

  Veja mais >
 
 

21/03/2012 - Curso para ACIF em parceria da NUSE

 

O curso aconteceu nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012 e contou com a participação...

  Veja mais >
 
 

31/01/2012 - Consultores ACIF para uso do Teste MAP

 

ALFA CONSULTORIA promove treinamento MAP para os consultores (as) credenciados...

  Veja mais >
 
 

06/10/2011 - Aula de empreendedorismo

 

Diretor da Alfa Consultoria participa de entrevista no jornal Bom Dia SC da RBS TV ...

  Veja mais >
 
 

29/08/2011 - Prêmio Empresa Cidadã 2011

 

A mais importante premiação da cidadania empresarial catarinense é o PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ ADVB SC...

  Veja mais >
 
 

16/06/2011 - Porque tornar-se um franqueado...

 

Abrir o próprio negócio é um dos sonhos de boa parcela dos brasileiros, mas todos sabem que o começo não é tão simples.

  Veja mais >
 
 

12/05/2011 - Sono aumenta capacidade de aprendizagem

 

Cientistas sempre ficaram intrigados com as muitas horas que passamos em sono leve se sem sonhos.

  Veja mais >
 
 

27/04/2011 - Capital intelectual substitui capital físico nas empresas

 

A Era do Conhecimento nas empresas já começou. Agora, cresce a importância do capital intelectual, em detrimento do capital físico.

  Veja mais >
 
 

28/03/2011 -O sexto sentido segundo a psicologia

 

A intuição não é um dom mágico, mas uma capacidade do cérebro que pode ser desenvolvida...

  Veja mais >
 
 

18/02/2011 - A melhor forma de aprender

 

Uma prova não é apenas um mecanismo de avaliar o quanto uma pessoa aprendeu...

  Veja mais >
 
 

25/01/2011 - O despertar da criatividade

 

Aqui vão mais sete técnicas para romper o bloqueio criativo...

  Veja mais >
 
 
2008 - Todos os direitos reservados - Nuovo design