|
Cada vez é maior a pesquisa sobre o cérebro, apresentando estudos que mostram os diversos caminhos para manter o cérebro saudável. O que nos deixa orgulhosos é que toda a pesquisa tem base cientifica e que estão sendo desenvolvidas aqui no Brasil, por cientistas brasileiros.
No artigo intitulado “Meditação - pode ser mais fácil do que você pensa” comentamos sobre um estudo desenvolvido nos EUA que comprova que a meditação pode proporcionar benefícios já no curto prazo, sendo o principal deles a habilidade de se manter atento. As pesquisas desenvolvidas no Brasil pela Unifesp e pela UnB, estão comprovando que a meditação também reduz a ansiedade e o estresse e auxilia na cura de doenças.
Uma parte muito interessante da pesquisa e de utilidade para todas as pessoas foi o trabalho feito pelo neurologista Dr. Paulo Caramelli, da UFMG, onde ele apresenta diversas recomendações de como manter seu cérebro saudável e comenta da importância de se “fazer atividades que mobilizem o cérebro e atividades sociais também”.
Seguem abaixo cinco dicas da Alfa Consultoria, importantes de como melhorar seu cérebro, as quais compartilhamos com vocês:
5 Estratégias para melhorar a memória
É importante conhecermos algumas maneiras simples de melhorarmos a memória. Aqui estão cinco estratégias para melhorar a memória baseados em pesquisas científicas:
- Sono – O sono há tempos foi identificado por cientistas como o estado em que nossos corpos otimizam e consolidam novas informações adquiridas e as armazenam como memória. Um novo estudo na Nature Reviews Neuroscience fornece mais evidência de que um sono adequado é um ingrediente chave na melhora da memória.
- Alimentação – É sabido que uma alimentação ruim afetará negativamente sua memória. Existem fortes evidências científicas que uma dieta rica em Omega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro.
- Relaxamento – Desestressar e meditação são também maneiras cientificamente aceitas de melhorar sua memória. Num estudo muito divulgado sobre meditação, uma forte argumentação foi feita de que a prática diária da meditação engrossa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.
- Exercícios Físicos – Um estudo recente da Universidade da Pennsylvania sobre exercícios e memória descobriu que pessoas que praticavam rotineiramente exercícios com atenção mostraram melhorias mensuráveis em “desempenho cerebral”. Um dos autores do estudo relatou que “Memória de trabalho é uma característica importante do desempenho cerebral. Não apenas ela protege contra distração e reações emocionais, mas ela também oferece um espaço mental para garantir decisões e planos de ação rápidos e raciocinados. Desenvolver desempenho cerebral através de treinamento com atenção pode ajudar qualquer um que precise manter um desempenho de ponta face a circunstancias extremamente estressantes...”
- Estímulo Cognitivo – Finalmente, não é nenhum segredo que participar regularmente de treinamento cerebral ajuda a melhorar a memória. Num estudo publicado pelo Dr. Bernard Croisile sobre a ferramenta utilizada pelo Cérebro Melhor, os resultados dos usuários foram analisados após completarem 500 exercícios ao longo de 18 semanas. Na média, esses usuários melhoraram sua memória em 13,9%, com uma melhora geral de 15,6% nas habilidades cognitivas. Resumindo, desafiar sua memória com os jogos do Cérebro Melhor foi comprovado cientificamente que melhora a memória.
Dicas para implementar essas cinco simples estratégias de melhoria da memória:
- Vá para a cama um pouco mais cedo para dormir mais;
- Comece a comer mais comidas ricas em Omega-3, vitamina B e antioxidantes, como peixe, abacate e castanha;
- Leia um livro sobre meditação e/ou se inscreva numa aula e experimente;
- Se você já não está exercitando pelo menos três vezes por semana, comece fazendo caminhadas de 20 minutos até que você tenha condicionamento suficiente para expandir seu programa de exercícios;
|
|