Sobre

A Alfa é uma empresa nacional de consultoria de gestão empresarial que atua desde 2003. Organizada por uma equipe de consultores especializados na implementação das melhores práticas em gestão, possui vasta experiência de mercado e, por meio de aperfeiçoamento, inovação e tecnologia, auxilia organizações a conquistar resultados excepcionais.

 

Atuamos em segmentos de mercado específicos, com foco em pequenas e microempresas de diversos setores, atendendo a variados portes de clientes. Em pouco mais de dez anos já ultrapassamos a marca de 300 projetos colocados em prática.

 

Ensinar fazendo junto, esse é nosso DNA. Acreditamos que a educação proporciona o crescimento das pessoas, das organizações e da sociedade, por isso buscamos continuamente trazer essa convicção para o nosso cotidiano. Assim, somos uma empresa de consultoria que transmite conhecimento efetivo para empresários e suas equipes, o primeiro passo para que alcancem resultados excepcionais.

VISÃO
Ser reconhecida como uma empresa de vanguarda pela contribuição prestada as organizações, através da mudança organizacional e o direcionamento estratégico, com objetivo de alinhar as competências humanas às estratégias empresariais mais produtivas.
MISSÃO
Oferecer serviços através do conhecimento e tecnologias que estabeleçam estratégias de gestão empresarial e desenvolvam equipes com alto desempenho.
VALORES
Foco
Ética
Confiança
Aprimoramento Constante
Como Trabalhamos

A Alfa é uma empresa nacional de consultoria de gestão empresarial que atua desde 2003. Organizada por uma equipe de consultores especializados na implementação das melhores práticas em gestão, possui vasta experiência de mercado e, por meio de aperfeiçoamento, inovação e tecnologia, auxilia organizações a conquistar resultados excepcionais.

 

Atuamos em segmentos de mercado específicos, com foco em pequenas e microempresas de diversos setores, atendendo a variados portes de clientes. Em pouco mais de dez anos já ultrapassamos a marca de 300 projetos colocados em prática.

 

Ensinar fazendo junto, esse é nosso DNA. Acreditamos que a educação proporciona o crescimento das pessoas, das organizações e da sociedade, por isso buscamos continuamente trazer essa convicção para o nosso cotidiano. Assim, somos uma empresa de consultoria que transmite conhecimento efetivo para empresários e suas equipes, o primeiro passo para que alcancem resultados excepcionais.

Governança Corporativa

Governança Corporativa consiste, no conjunto de mecanismos que regulam a maneira como uma empresa é administrada, de forma a proporcionar um melhor alinhamento entre “stakeholders” e gestores com o objetivo de maximizar o valor da empresa. Esta área investiga formas de garantir/motivar a gestão eficiente das empresas, utilizando mecanismos de incentivo e mantendo padrões organizacionais e legislação vigentes. A Governança Corporativa frequentemente se limita a fatores de desempenho financeiro, ou seja, a forma como os proprietários das empresas podem garantir/motivar seus gestores a apresentarem uma taxa de retorno competitiva.

Equipe
ALFREDO MAURICIO NETO

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestrando na UFSC, professor universitário e especialista em Consultoria em Gestão Empresarial, Finanças, Marketing e Vendas e Planejamento Estratégico. Tem atuado em organizações de renome nacional e internacional, palestrante para alunos universitários pelo Estado de Santa Catarina abordando Gestão Estratégica de Carreira.


Ex-sócio-diretor de investimentos da empresa VM Investe, especializada em investimentos em start-up, early stage, autor de artigos nos livros Capacidade Empreendedores e Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras, publicados pela Editora Pandion. É também criador de metodologias na área comercial implantadas em diversas empresas com comprovado sucesso. Atualmente ocupa a direção da Alfa Consultoria e presta consultoria e treinamento através do SEBRAE, além de ser integrante da diretoria da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis.

RICARDO WILLERDING PIAZZA

Pós-Graduado em Administração Financeira Bancária, pela ESAG/UDESC, formado em Administração de Empresas pela UFSC, Formação em Consultoria pelo – IEA, Practitioner de Programação Neurolinguistica em Organizações & Desenvolvimento Pessoal – Metaprocesso, reconhecido pela American Board of Neuro- Linguistic Programming – ABNLP.


Possui diversos cursos de extensão na área de gestão empresarial, de crédito, comunicação, empreendedorismo, negociação, indicadores de desempenho, planejamento e processo e de relações humanas.


Foi Membro da Associação dos Administradores da Grande Florianópolis – AAGRAF, foi Membro do Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense – PRODEC (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Integração ao MERCOSUL) e do Fórum Catarinense de Desenvolvimento – FORUMCAT, nos anos de
1997 e 1998, principalmente na Câmara de Crédito (planejamento e implantação).


Foi Professor do Curso de Pós-Graduação em Auditoria e Recuperação de Empresas, da
Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.


Atualmente desenvolve suas atividades como Administrador Técnico e Gerente de Planejamento da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL, é consultor e instrutor credenciado do SEBRAE – SC e administrador, consultor e sócio proprietário das empresas Alfa Consultoria e Gestão Empresarial Ltda. e RWPiazza & Associados – Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda.


Trabalhou nos últimos 10 anos em empresas na área comercial, administrativo, financeira e operacional. Prestou serviços técnicos e consultivos ao Grupo Connex, administradora de meios de pagamento eletrônico e benefícios, foi Gerente Financeiro e Comercial, na Centerless Business, que compreendia as empresas CISA S/A, Móbile, Wiser e Midianova, empresas de gestão de cartões inteligentes e de tecnologia da informação, foi Consultor de Suporte Técnico na Nexxera Tecnologia S/A, empresa de soluções de ambiente eletrônico de negócios; trabalhou durante 17 anos no Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, onde ocupou diversos cargos de gestão, como Assessor da Diretoria de Operações, Chefe de Divisão de Bens de Financiamento de Consumo, da financeira BESCREDI, Chefe de Divisão da Carteira de Leasing, Encarregado de Serviço da área Financeira e Analista Econômico-Financeiro. Foi também, Diretor da Unidade de Pessoal da Procuradoria Geral de Justiça, órgão gestor do Ministério Público de Santa Catarina.